Páginas

Hiperdontia

Hiperdontia

Hiperdontia é a condição de ter supranumerários, ou dentes que aparecem além do número normal de dentes.

Tipos


Supranumerários podem ser classificados pela forma e pela posição. As formas incluem:

Suplementar (onde o dente tem uma forma normal para os dentes, em que a série);

Tuberculados (também chamado de “em forma de barril”);

Cónico (também chamado de “peg moldada”);

Odontome composto (múltiplos pequenos dentes formas semelhantes);

Odontome complexo (uma massa desorganizada de tecido dental).


Quando classificados pela posição, um dente supranumerário pode ser referido como um mesiodens, um paramolar, ou um distomolar. O dente supranumerário mais comum é um mesiodens, que é um mal-formado, dente peg-como que ocorre entre os incisivos centrais superiores. Molares quarto e quinto, que formam atrás dos terceiros molares são outro tipo de dentes supranumerários.

Causas


Há evidências de fatores hereditários, juntamente com alguma evidência de fatores ambientais que conduzem a esta condição. Muitos dentes supranumerários nunca entrar em erupção, mas podem atrasar erupção dos dentes vizinhos ou causar outros problemas dentários. Molar do tipo dentes extras são a forma mais rara. Raios-X dentais são muitas vezes utilizados para diagnosticar hiperdontia.

Sugere-se que os dentes supranumerários desenvolvem a partir de um botão segundo dente resultante da lâmina dental perto do germe do dente normal ou, eventualmente, a separação do dente do broto regulares si. Dentes supranumerários em decíduos (bebê) dentes são menos comuns do que em dentes permanentes.

Condições relacionadas


Uma condição semelhante é hipodontia, em que há menos do que o número normal de dentes. Hiperdontia é visto de uma série de doenças, incluindo a síndrome de Gardner e disostose cleidocraniana onde múltiplos dentes supranumerários são vistas que normalmente são afetados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário